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Juliana

Storytelling e o propósito de marca: vamos falar sobre isso?



Propósito, essa palavra tão utilizada pelas equipes de RH, Marketing e Comunicação nas empresas, pode significar, segundo o Dicionário Michaelis, “o objetivo que se tem em vista, meta, mira ou a intenção de fazer ou não alguma coisa, plano, projeto, vontade.”. Para muitos gestores, o propósito da empresa denota o porquê de sua existência. Como aquela organização contribui para o mundo.


Muito se fala sobre propósito, essência das empresas. Entretanto, será que é possível compreender o cerne delas sem conhecer a sua história?


O que é uma pessoa sem sua memória? Ela perde o sentido da sua existência. Ela não compreende onde está, o porquê de estar e, o mais importante, para onde irá. Como posso planejar o meu futuro sem conhecer o meu passado? Muitas instituições constroem e discutem a disrupção, a inovação, o lançamento de novos produtos e serviços sem ao menos ter o embasamento sobre sua própria evolução e construção. Como construir algo novo se não se tem a base, a fundação de um projeto?


Em janeiro de 2021, a revista Meio & Mensagem publicou uma matéria com o título “Preocupação com a memória empresarial ainda é baixa”. No artigo havia uma pesquisa realizada pela Aberje, em parceria com a Memória da Eletricidade, apontando um dado alarmante: apenas 20% das empresas entrevistadas investiam em programas de memória empresarial. Ao mesmo tempo, dentre todas essas empresas, 83% acreditavam na importância da memória empresarial como uma importante ferramenta de marketing.


Se a Memória Empresarial é importante, porque não se investe nela? Por que esse tema nunca é prioridade? E por que apenas se pensa sobre o assunto em datas comemorativas? Em artigo de Marina Massimi, a autora cita Santo Agostinho, que afirmava que “A memória é o a ventre da alma”.


A memória das empresas é a sua essência e a origem de sua razão de existir. Então por que não podemos considerar a história das organizações como parte de extrema importância para a compreensão de seu propósito? Como contaremos histórias de sucesso de organizações em revistas, mídias sociais e premiações se elas mesmas não se conhecem?


Você quer falar sobre Propósito? Venha conhecer a Humanista!O nosso propósito é difundir a memória empresarial no Brasil, dar voz aos indivíduos que fazem parte das organizações, sempre fornecendo serviços com excelência e responsabilidade.




Caso o budget da sua empresa esteja “apertado” e este artigo o levou a refletir sobre a importância da Memória Empresarial, entre em contato conosco. A Humanista vai ajudá-lo a contar a história da sua empresa de uma forma envolvente e persuasiva.

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