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Juliana

Por que o storytelling é importante para a sua marca empregadora?

Atualizado: 20 de jun. de 2024




Contar histórias tem um papel significativo na evolução dos relacionamentos entre os seres humanos. Quem nunca se emocionou ao assistir um filme? Quem nunca passou horas e horas torcendo por seus personagens favoritos em plataformas como Netflix e Amazon, entre outras?

As histórias têm o poder de nos influenciar emocionalmente e podem até mesmo alterar o nosso estado de espírito, além de se tornarem memoráveis em nossas mentes e corações.

Ao contar a sua história e a de seus colaboradores utilizando o storytelling para sua estratégia de employer branding – marca empregadora –, você permite a seus candidatos a chance de sentir e vivenciar como é trabalhar na sua empresa. Essa ferramenta permite a eles conhecer melhor a sua cultura e decidir se suas personalidades seriam compatíveis com seu ambiente de trabalho.

O processo seletivo é uma via de mão dupla. Os candidatos devem ser escolhidos, porém também têm o poder de escolha. Cada vez mais há uma disputa saudável entre as empresas por profissionais qualificados. As novas gerações de profissionais desejam mais do que bons salários e benefícios: anseiam por um propósito.


O poder das histórias com um propósito

É importante que você conte histórias com um propósito, visando sua estratégia de employer branding. Para isso é importante que a mensagem do storytelling seja clara e persuasiva. Sua audiência espera transparência – o que é narrado em sua história deve estar realmente de acordo com seus valores e a realidade da empresa. “Vender” uma imagem de marca empregadora não compatível com a sua realidade é o mesmo que anunciar um produto de forma enganosa. Os candidatos se sentirão insatisfeito e enganado, o que fará com que não queiram se associar à sua empresa.


Quem é o herói da sua história?


Além da sinceridade, sua história deve procurar retratar a “experiência do herói”, ter personagens reais que passaram por desafios e provações para chegar ao almejado sucesso. Essas experiências de vida podem trazer aprendizado para seus espectadores.

Outro fator importante é a empatia. As pessoas querem se identificar e simpatizar com os personagens de sua história. E não existem personagens mais importantes e inspiradores da trajetória de uma empresa que seus próprios colaboradores.

Seus colaboradores são os “guerreiros” que lutam diariamente para perpetuar sua marca e seu propósito. Muitas vezes, empresas buscam inventar novas narrativas, quando o melhor storytelling dentro da organização é o enredo dos seus colaboradores.


As melhores histórias têm o poder de mover montanhas


As histórias são poderosas e, se você tiver um objetivo e uma visão bem definidos, compreendendo a mensagem que quer transmitir e quem é seu público, você pode construir estratégias de storytelling e employer branding de sucesso.

O storytelling empregado estrategicamente pode ser extremamente eficiente para informar os seus candidatos e proporcionar uma experiência emocional para sua audiência. Uma vez que você tenha situações poderosas e inspiradoras dentro de sua organização, você deve elaborar narrativas convincentes e divulgá-las, para construir relacionamentos profundos.


Contar histórias é a essência da Humanista. Conheça as nossas soluções de storytelling e employer branding.

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