Contar histórias tem um papel significativo na evolução dos relacionamentos entre os seres humanos. Quem nunca se emocionou ao assistir um filme? Quem nunca passou horas e horas torcendo por seus personagens favoritos em plataformas como Netflix e Amazon, entre outras?
As histórias têm o poder de nos influenciar emocionalmente e podem até mesmo alterar o nosso estado de espírito, além de se tornarem memoráveis em nossas mentes e corações.
Ao contar a sua história e a de seus colaboradores utilizando o storytelling para sua estratégia de employer branding – marca empregadora –, você permite a seus candidatos a chance de sentir e vivenciar como é trabalhar na sua empresa. Essa ferramenta permite a eles conhecer melhor a sua cultura e decidir se suas personalidades seriam compatíveis com seu ambiente de trabalho.
O processo seletivo é uma via de mão dupla. Os candidatos devem ser escolhidos, porém também têm o poder de escolha. Cada vez mais há uma disputa saudável entre as empresas por profissionais qualificados. As novas gerações de profissionais desejam mais do que bons salários e benefícios: anseiam por um propósito.
O poder das histórias com um propósito
É importante que você conte histórias com um propósito, visando sua estratégia de employer branding. Para isso é importante que a mensagem do storytelling seja clara e persuasiva. Sua audiência espera transparência – o que é narrado em sua história deve estar realmente de acordo com seus valores e a realidade da empresa. “Vender” uma imagem de marca empregadora não compatível com a sua realidade é o mesmo que anunciar um produto de forma enganosa. Os candidatos se sentirão insatisfeito e enganado, o que fará com que não queiram se associar à sua empresa.
Quem é o herói da sua história?
Além da sinceridade, sua história deve procurar retratar a “experiência do herói”, ter personagens reais que passaram por desafios e provações para chegar ao almejado sucesso. Essas experiências de vida podem trazer aprendizado para seus espectadores.
Outro fator importante é a empatia. As pessoas querem se identificar e simpatizar com os personagens de sua história. E não existem personagens mais importantes e inspiradores da trajetória de uma empresa que seus próprios colaboradores.
Seus colaboradores são os “guerreiros” que lutam diariamente para perpetuar sua marca e seu propósito. Muitas vezes, empresas buscam inventar novas narrativas, quando o melhor storytelling dentro da organização é o enredo dos seus colaboradores.
As melhores histórias têm o poder de mover montanhas
As histórias são poderosas e, se você tiver um objetivo e uma visão bem definidos, compreendendo a mensagem que quer transmitir e quem é seu público, você pode construir estratégias de storytelling e employer branding de sucesso.
O storytelling empregado estrategicamente pode ser extremamente eficiente para informar os seus candidatos e proporcionar uma experiência emocional para sua audiência. Uma vez que você tenha situações poderosas e inspiradoras dentro de sua organização, você deve elaborar narrativas convincentes e divulgá-las, para construir relacionamentos profundos.
Contar histórias é a essência da Humanista. Conheça as nossas soluções de storytelling e employer branding.
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