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Juliana

O que é retromarketing? Como aumentar as vendas com o sentimento de nostalgia.




Não é raro vermos casos de fracasso no relançamento de produtos no mercado. Como aproveitar o histórico de produtos que fizeram sucesso no passado e saber se eles podem ser reformulados ou relançados visando o contexto atual?

Casos de insucesso no relançamento de produtos deixa evidente a importância da necessidade da pesquisa e compreensão das transformações sociais e culturais envolvendo o mercado. Os consumidores mudam, assim como suas necessidades e sua visão de mundo.


Em muitos casos, faz-se necessário aplicar o conceito de retromarketing, o estudo de estratégias que buscam utilizar o poder do sentimento de nostalgia dos consumidores. Esse sentimento visa conectar consumidores e marcas pela saudade de um tempo no qual essas pessoas vivenciaram boas experiências.

Consumidores de mais idade costumam dizer que produtos consumidos em sua época eram de melhor qualidade, que sentem saudade de um produto que existia em sua infância e que hoje em dia não é mais fabricado.


Com base nesses fatos, muitas empresas perceberam o poder da nostalgia e como produtos vintage (releitura de estilos passados) são valorizados no mercado. Outro fator percebido é que se pode economizar, em vez de se gastar muito tempo e dinheiro tentando “recriar a roda”. Produtos que fizeram sucesso no passado podem fazer sucesso no presente.


Para isso, primeiro é necessário ouvir os consumidores, utilizar os canais das mídias sociais e o SAC para saber quais os produtos de que as pessoas sentem falta. Também é muito importante ter uma base de dados de marketing com o histórico de produtos já lançados pela empresa. Dessa forma, precisam-se conhecer bem os motivos pelos quais aquele produto foi lançado, qual era o cenário da época e o porquê de ele ter sido descontinuado.

Em seguida, é necessário fazer um estudo do mercado atual, para entender quais as necessidades dos consumidores e se algum desses produtos passados pode ser relançado ou até mesmo reformulado para um novo contexto de consumo. Esse trabalho deve ser realizado com cuidado e bastante pesquisa de mercado.


Como muitas empresas podem ter dificuldade em encontrar um histórico com os produtos mais antigos, a Humanista auxilia na resolução desse problema. Realiza todo um trabalho de resgate dos produtos, rótulos, embalagens e propagandas antigas. Ajuda as equipes de marketing e comunicação formulando linhas do tempo, criando bases de dados e todo o tipo de solução para a criação de alicerces para a criação de projetos de retromarketing.


Entre em contato conosco. Vamos ajudar sua empresa a fazer um retromarketing de suas marcas ou de marcas semelhantes às suas para que o relançamento de seus produtos seja um sucesso.

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