Aquele cheiro do seu doce preferido que era preparado de forma caseira pela sua avó, uma música que embalou suas festas na adolescência ou as sensações agradáveis remetidas a momentos alocados na sua memória... Todos os sentidos são aguçados por sensações, lembranças, memórias trazidas pelo subconsciente ao vivenciarmos momentos considerados positivos. Esse é o poder da Memória Afetiva. Através de recordações, podemos voltar no tempo e reviver sentimentos e momentos.
A construção da memória afetiva pode se dar de maneira consciente ou até mesmo inconsciente. Ao procurar aquele antigo álbum da família ou fazer aquela receita do caderno de receitas de nossa avó, buscamos de forma consciente recriar memórias. Em outras ocasiões, podemos nos deparar com móveis, roupas e até mesmo cheiros que fazem com que o nosso cérebro se lembre de fatos por nós vividos.
Assim, publicitários, marqueteiros e comunicólogos perceberam uma oportunidade de aumentar o número de vendas e melhorar a percepção do público em relação a um produto por incentivos emocionais. Dessa forma, foi criado o marketing de nostalgia. A nostalgia, como foi citado no texto sobre retromarketing, é o sentimento de saudade de tempos passados, que faz com que as pessoas desejem revivescer experiências.
Atualmente, vivenciamos contínuas e rápidas transformações em nosso cotidiano, pois os meios de comunicação nos bombardeiam com informações. Os indivíduos buscam por conexões e desejam consumir produtos de marcas com ideais e sensibilidade. Logo, são criados comerciais, ações e até websites com referências passadas
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Dessa forma, produtos de sucesso são relançados. Um exemplo são as fitas cassete e os vinis, que novamente entram na moda, sendo até mesmo utilizados em filmes comerciais em que personagens escutam músicas clássicas dos anos 80 em seu walkman. Isso faz com que algumas pessoas revivam seus “tempos de glória”.
À vista disso, produtores de conteúdo e redatores publicitários podem se utilizar de forma estratégia do poder na Memória Afetiva para criar uma conexão dos consumidores com as marcas e trazer sentimentos positivos, possibilitando vendas emocionais – muitas vezes as pessoas compram devido a seu estado emocional e tomam decisões de compra de forma instintiva.
Além disso, mais do que nunca, a Memória Afetiva aplicada na redação publicitária contribui para a criação de mensagens e narrativas poderosas. Com essa poderosa união, gatilhos emocionais do público são ativados, trazendo um maior sucesso no engajamento com a audiência e a atinge de forma profunda pelas suas crenças, valores e memórias.
A Humanista é uma empresa que procura trabalhar de forma conjunta com empresas, instituições e agências para proporcionar uma melhor experiência com os públicos. Criamos projetos personalizados de Storytelling, Memória Digital e Retromarketing.
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