top of page
Juliana

A importância da Memória Institucional em tempos de crise

Atualizado: 4 de set. de 2020



O ano de 2020 mostrou às organizações a importância de se reinventarem. Um novo cenário mundial foi originado diante dos resultados de uma pandemia que implicou uma grave crise econômica e social. Por isso é primordial, mais do nunca, a criação de vínculo com os públicos, principalmente colaboradores e consumidores, muitos que, em meio a uma época de incerteza, procuram marcas em que podem confiar e com que se conectar.


Em tempos de transformação como este, é necessário que as empresas busquem inovação, mas também revisitem tempos passados.

Muitas novas ideias podem ser geradas com experiências anteriores. Assim, por meio da Memória Institucional ou Memória Empresarial, podem ser resgatados dados e informações de períodos passados para a geração de conhecimento visando melhoria na assertividade na tomada de decisões.


Os projetos de Memória Institucional podem ser instrumentos que proporcionam narrativas e histórias das empresas e das pessoas que as constituem. Os consumidores podem ver as empresas de uma forma mais humanizada, pois elas são constituídas por indivíduos e possuem uma trajetória marcada por histórias de sucesso ou fracassos, passando por dificuldades e períodos de transição.


As pessoas são fascinadas por histórias de superação em períodos de crise, principalmente em um país como o Brasil, em que o cenário de sobrevivência para novas empresas muitas vezes é desanimador. Já as histórias de fracasso são extremamente importantes para o aprendizado: muitos grandes empreendedores fracassaram antes de prosperar.

Além disso, a Memória Institucional é de extrema relevância para a compreensão das transformações socioeconômicas dos países. Em arquivos e Centros de Memória se podem acompanhar as transformações nos hábitos de consumo da população e as mudanças sociais, como, por exemplo, a mudança na visão do papel das mulheres, sua inserção no mercado de trabalho e como são retratadas na publicidade.


Portanto, percebem-se os benefícios da adoção de projetos de Memória, que são de extrema importância, principalmente no momento atual, em que é necessário buscar referências passadas. Também se faz indispensável criar uma sensação de pertencimento dos públicos internos de uma organização, assim como a geração de engajamento com consumidores com a utilização de narrativas. Esse tipo de projeto pode aproximar marcas e consumidores.


A Humanista é uma empresa formada por empreendedoras apaixonadas por histórias e que buscam a valorização da memória. Queremos conectar marcas a pessoas. E pessoas a marcas.

Neste período de pandemia, estamos procurando nos reinventar a cada dia. E já encontramos boas soluções para muita gente.


Entre em contato conosco. Venha saber como você e sua empresa podem se reinventar neste período.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page