Muito se tem falado sobre Gestão do Conhecimento. Mas o que é conhecimento? O que significa administrar o conhecimento?
Segundo Thomas Durand, escritor e professor da Escola Central de Paris, o conhecimento está ligado às referências e aos relacionamentos das pessoas, a suas vivências e experiências, tanto pessoais quanto profissionais, com os quais elas adquirem habilidades operacionais e expertise (competência ou qualidade de especialista). Um exemplo é um colaborador de uma fábrica que trabalha há mais de 10 anos com um equipamento bastante específico.
Com suas atividades, esse colaborador adquiriu experiência e competência técnica para lidar com eventuais problemas que podem acontecer com aquele maquinário. Ele conhece seu tempo de funcionamento, suas peças, sua especificidade e, muitas vezes, detalhes abstratos, como os sons emitidos por ele. Logo, adquiriu um conhecimento ligado àquele equipamento que precisa ser preservado e transmitido a outro colaborador que futuramente possa vir a ocupar seu lugar.
Uma informação se transforma em conhecimento a partir do momento em que os indivíduos adquirem experiência, vivência, ações e valores culturais. Dentro das organizações, é de extrema importância que as informações sejam compartilhadas. Para isso, inicialmente é necessária a gestão da informação, um processo de coleta e seleção de informações relevantes que podem ser facilmente acessadas e utilizadas para atingir algum objetivo ou necessidade organizacional.
Após o amadurecimento do processo de gestão de informação, que possibilita o acesso à informação e seu aproveitamento, muitas empresas necessitam transformar essa informação em conhecimento. Surge, assim, a Gestão do Conhecimento, um conceito originado do inglês Knowledge Management, no final da década de 1990.
A gestão do conhecimento é um conjunto de aplicações, processos e tecnologias com o objetivo de organizar, criar, utilizar e transferir o conhecimento adquirido dentro das organizações. Para isso, é essencial a gestão de pessoas, o capital humano das organizações. O principal objetivo da Gestão do Conhecimento é o constante aprendizado, a evolução e a criação de diferenciais competitivos para as instituições.
A Humanista tem com um dos seus serviços a Gestão de Informação (relatórios, fotos, vídeos, clipping, arquivos entre outros), podendo fornecer uma base de dados para atender às necessidades específicas da sua organização. Assim como a Gestão de Conhecimento de bens imateriais e intangíveis como o capital intelectual. Através do storytelling (entrevistas com colaboradores, fornecedores e clientes) e de suas transcrições ou filmagens, é possível conservar o conhecimento e o trabalho intelectual dos stakeholders da sua organização.
Entre em contato conosco. Vamos ajudá-lo a fazer a gestão da informação e do conhecimento de sua equipe. Afinal, eles são o tripé da sua organização.
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