Neste momento de pandemia, muitas empresas estão buscando motivar seus colabora -
dores colaboradores em meio a um cenário de crise. Os indivíduos que integram as organizações são muito mais do que meros trabalhadores que realizam as atividades de forma mecânica. Todos são pessoas com anseios e necessidades, que desejam ser ouvidas, almejam se sentir valorizadas dentro de seus ambientes de trabalho e querem fazer parte das conquistas de suas empresas.
A competitividade corporativa se encontra cada vez mais intensa. As empresas estão em busca dos melhores profissionais. Entretanto, o que faz uma pessoa querer trabalhar com a sua marca? O diferencial do ambiente de trabalho vai muito além de valores salariais. Uma pesquisa realizada pela plataforma 99 jobs concluiu que as organizações precisam rever o que oferecem. Os jovens anseiam por melhores ambientes corporativos, mais flexíveis, e que tenham um propósito. Surgiu, dessa forma, o conceito de Employer Branding, que visa uma gestão estratégica de marca empregadora. É necessário ter uma boa reputação no mercado de trabalho e alinhar a visão dos colaboradores e dos futuros candidatos com os objetivos de negócio. Na maioria das vezes a experiência do colaborador impacta nos resultados dos negócios. Assim se pode perceber que os valores das empresas e seu propósito perante a sociedade devem ser mais claros.
Passa a ser imprescindível refletir sobre como a empresa surgiu. E o porquê de existir.
Esse momento é importante para rever valores e também entrar em contato com a
trajetória institucional. Muitas empresas começaram suas jornadas com fundadores que tinham sonhos e almejavam mudar o mundo de diferentes formas.
Este é um importante exemplo para novos e antigos colaboradores, que muitas vezes, em meio à correria do ambiente de trabalho, não conhecem a história da empresa da qual fazem parte. Quais são as crises que aquela empresa já passou? Quais inovações foram criadas? Em que sentido ela transformou o mercado?
À vista disso, o Storytelling se torna uma importante ferramenta de engajamento, não só para os consumidores, mas também para o público interno da empresa. Muito além de criar narrativas com enredos elaborados em peças publicitárias e ações internas, podem-se utilizar histórias reais, vivenciadas pelos próprios colaboradores. Os departamentos de recursos humanos e comunicação podem dar voz a seus colaboradores, fazer com que eles se sintam ouvidos, valorizar suas trajetórias dentro da empresa. Em grandes organizações, muitas pessoas se sentem apenas uma peça de uma imensa engrenagem. É necessário proporcionar um aprofundamento das relações entre elas.
A Humanista desenvolve projetos que buscam valorizar as trajetórias empresariais, defendendo uma visão mais valorizada dos stakeholders. Contribuímos para o sucesso da construção de projetos de Storytelling e Memória Institucional para fortalecer as estratégias de Employer Branding do mercado.
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