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Juliana

Brand Storytelling: Conectando Memória Empresarial e Identidade da Marca

Atualizado: 31 de out. de 2024


A história empresarial é mais do que uma narrativa cronológica de eventos passados; é a essência da organização, uma fonte de inspiração e referência para colaboradores, clientes e stakeholders. Assim como pessoas, marcas possuem suas trajetórias, sucessos e erros. Atualmente, os consumidores buscam se conectar e identificar com as marcas e querem verdade nos discursos. Nesse contexto, o uso da memória empresarial se torna uma estratégia extremamente interessante, autêntica e envolvente para engajar o público, especialmente quando aplicada à perspectiva do Brand Storytelling, uma das estratégias de branding.


O que é Brand Storytelling?

 

O Brand Storytelling consiste na criação de narrativas em torno da história da empresa ou marca, explorando suas origens, valores, cultura e missão. Ao utilizar a trajetória da organização, é possível recorrer a recursos como a história oral e a pesquisa histórica para resgatar a memória institucional e contar essa história de forma a se conectar emocionalmente com o público.


Além de abordar uma visão do passado, o Brand Storytelling também considera as perspectivas e visão para o futuro. Essa estratégia não apenas destaca a marca em um mercado saturado, mas também pode aproveitar a trajetória e figura do fundador da empresa, muitos destes indivíduos têm biografias extremamente interessantes, no qual sua persistência e visão foram essenciais para o sucesso da marca.


Como eu posso contar a história da minha marca?


1.     Compreenda o propósito da marca: O propósito é o motivo pelo qual a marca existe. Identifique o que a sua empresa busca alcançar e como ela faz parte na vida das pessoas.

 

2.     Comece fazendo uma pesquisa: Contrate uma empresa especializada para fazer um levantamento e pesquisa de fotos, documentos, e informações antigas. Também pode se utilizar do conhecimento de colaboradores que estão há muitos anos da empresa. Com estes elementos é possível elaborar uma linha do tempo e ter uma visão da história da marca e de seus personagens marcantes.

 

3.     Entenda o porquê e para quem quer contar essa história: Se questione qual é o seu objetivo final com um projeto de brand storytelling e quais são os principais públicos que serão atingidos.

 

4.     Crie uma narrativa coerente: Desenvolva uma história envolvente que una todos esses elementos. Certifique-se de que a narrativa seja autêntica e reflita o propósito e a essência da marca de maneira clara.


5.    Escolha os canais de comunicação: Decida onde compartilhar a história da sua empresa. Isso pode incluir o site, redes sociais, vídeos institucionais, eventos e materiais impressos.

 

Lembre-se de que o Brand Storytelling é uma estratégia poderosa para construir conexões duradouras e autênticas com os seus públicos. Caso queira contar a história da sua marca, conheça o trabalho da Humanista. O nosso propósito é difundir a memória empresarial no Brasil, dar voz aos indivíduos que fazem parte das organizações, sempre fornecendo serviços personalizados, com excelência e responsabilidade.

 

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